sábado, 1 de outubro de 2011

O Discípulo e o Religioso

Em João 17:3, vemos: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste”. Conhecer ao Senhor é o princípio da santidade. É a garantia de nossa entrada no reino eterno. E quando falo de conhecimento, não é um conhecimento intelectual, racional ou humano. É um conhecimento de coração, completo. E não é porque ouviram falar do Senhor, ou tiveram uma experiência pessoal com Ele que devem considerarem-se conhecedores de Deus. Oséias 6:3 nos exorta a permanecermos prosseguindo em conhecê-lo. Há pessoas que conhecem particularidades de Cristo. Conhecem Cristo como o que cura, o que liberta, o que abençoa...mas não o conhecem verdadeiramente, porque estamos falando de conhecimento completo.
Muitos se enchem de um conhecimento intelectual e abandonam o conhecimento completo de Cristo. Vamos passar a vida inteira para conhecermos a Cristo completamente. Por isso Oséias diz: Prossigamos em conhecer. Quando achamos que já o conhecemos suficiente , cavamos cisternas furadas e abandonamos o conhecimento do Senhor (Jeremias 2:3).
Ás vezes ouvimos algumas particularidades de Cristo e já consideramos que conhecemos um pouco mais dele. Conhecer características do caráter de Cristo, não é conhecer a Cristo. Ouvir sobre Ele não é conhecer a Cristo. A nossa experiência com Cristo deve ser pessoal, devemos buscá-lo diariamente. Conhece-lo exercitando a nossa fé na prática, não no intelecto. (II Timóteo 3:7 => ...sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.)
Quando buscamos conhecimento intelectual, podemos aprender intelectualmente, mas nunca vamos chegar ao pleno conhecimento da verdade. Sabem porque?
I Corintios 8:1-3 => ...O conhecimento ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguém cuida saber de alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dEle.
Quando conhecemos a Cristo, verdadeiramente, não aceitamos qualquer garantia. Não aceitamos falsos evangelhos, ou promessas de felicidades sem negar-se, porque conhecemos ao Senhor. Conhecemos o que Ele quer. Conhecemos o que Ele pensa. Conhecemos como Ele age. Por isso podemos imitá-lo. Podemos parecer com Ele. Não podemos ser enganados.
Não podemos ser permissivos com nenhuma situação de pecado porque sabemos o que Ele pensa sobre o pecado. E se somos chamados de radicais é porque temos nos parecido com Cristo.
Onde você está ancorado? Como você está vivendo? Como filho da luz, ou como religioso? Coloque sua vida na balança e descubra se você tem conhecido a Cristo.

RELIGIOSO DISCÍPULO

Tem a bíblia centralizada no homem. Enxerga tudo o que Deus tem para ele: graça e salvação. Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.
Interpreta a palavra mecanicamente, age como se ela fosse um tabuleiro de xadrez 2Co 3.6. Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual 1Co 2.12-14
Ouve verdades de Deus 2Tm 3.7. Ouve a Deus Hb 3.7-8. Ninguém pode ouvir a Deus e não mudar.
Obedece algumas regrinhas que as considera sumamente importante Mt 23.23. Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo Jo 14.23.
Aprende a saber muita coisa 1Co 8.1b Aprende a guardar o que Cristo ensinou Mt 28.20.
Tem o EU no comando. Tem a Cristo no centro de sua vida – é alguém que se esqueceu de si mesmo.
Se esforça por imitar a Cristo, na carne Cristo vive nele Gl 2.20.
Canta muitos cânticos Louva ao Senhor.
Estuda sobre o Espírito Santo. Vive cheio do Espírito Santo Rm 8.5-9.
Faz orações. Fala, fala e não ouve. Fala com Deus, dialoga com seu Pai.
Confia sua vida a uma instituição religiosa Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo.
Sua vida é uma eterna luta contra o mal. "Mente vazia oficina do diabo. Membros ociosos oficina do diabo". Não tem tempo para praticar o mal, seus membros estão ocupados com a justiça Rm 6.13.
Vive com sede Jr 2.13. Bebe muita água da vida.
Faz prosélitos Mt 23.15. Dá fruto (faz discípulos) Jo 15.1-6,8,16.
Não coloca sua vida na luz Jo 3.19-21. Anda na luz 1Jo 1.5-10.
Não reconhece as autoridades com vindas de Deus. Acata todas as autoridades delegadas Rm 13.1.
Seus olhos brilham para as coisas do mundo. Seu atrativo é o Senhor, ama a simplicidade de Deus.
O coração do religioso não se sacia, não se satisfaz com as coisas simples de Deus. O religioso tende matar sua sede no mundo, nos atrativos do mundo ou do poder, que pode ser intelectual.
Conclusão:
1=> O que o Senhor quer de nós?2=> O que o Senhor espera de você?3=> O que você tem feito?4=>Que tipo de homem você é?
O nosso Deus e Pai não é um Deus de desordem, Ele deseja que todo aquele que se aproxima d’Ele realmente viva como Ele quer e deseja, sem mesclas ou confusão.

Nenhum comentário: